O Lanche da tarde é a refeição responsável por reabastecer o corpo com energia, para que as atividades do dia continuem sendo desempenhadas com muita disposição. Para quem não abre mão de uma mesa bem servida, ele pode contar com um cardápio mais elaborado, com pães, embutidos, queijos e café. Já para aqueles que apreciam opções práticas, mas igualmente saborosas, snacks, nuts, barras de cereal e iogurtes são ótimas alternativas. E para quem prefere lanches fitness e saudáveis, frutas e sucos são alimentos nutritivos que se adaptam perfeitamente ao estilo de alimentação.
Para obter a energia necessária para concluir as atividades do dia, complementar o lanche com um Café pode ser uma boa opção. Essa bebida, que tem ganhado cada vez mais destaque, é encontrada em apresentações quentes e geladas, com ou sem cafeína. Com muitas variações, os cafés são preparados de diferentes formas e contam com muitos tipos, como café gourmet, café em pó, café em cápsulas e café solúvel. Seja para consumir puro, com leite ou mesmo em receitas, a variedade ajuda na escolha daquele que melhor combina com o seu paladar!
Rico em carboidratos, o Pão é um alimento versátil e que combina com aquele lanche da tarde repleto de sabor. Disponível em diferentes apresentações, é uma excelente fonte de energia e pode ser combinado com inúmeros acompanhamentos, como cremes, geleias, manteiga e outros. Para quem gosta do clássico, o pão francês, conhecido na região sul como pão cacetinho, pode ser o ideal. Já quem leva estilos de alimentação alternativos, opções como pão integral, pão sem glúten e pão multigrãos agradam também. Basta escolher qual tipo equilibra o sabor e os benefícios essenciais para o seu dia a dia, assim fica ainda mais simples aproveitar um pãozinho nas suas refeições diárias!
A Manteiga e a Margarina são duas opções, com características diferentes que levam sabor e cremosidade para pães, biscoitos, torradas e outros alimentos. Ainda que pareçam iguais, sua principal diferença está nos ingredientes utilizados em sua produção: a manteiga é derivada de insumos lácteos, como o creme de leite, enquanto a margarina é elaborada com óleos vegetais. Mas, além dessas duas versões tão conhecidas (que podem ser com ou sem sal), é possível encontrar outras apresentações. É o caso da manteiga de coco, ideal para veganos, e da manteiga clarificada, em que toda sua água é retirada. Possibilidades e apresentações não faltam, incluindo diferentes estilos para sua alimentação!
Presentes em diferentes receitas, os Queijos contam com uma diversidade de tipos. As versões tradicionais utilizam o leite como base e suas características variam de acordo com os ingredientes utilizados em sua elaboração e o tempo de maturação pelo qual passam. Entre os tipos mais conhecidos estão o queijo parmesão, o queijo mussarela e o queijo colonial. Além deles, o queijo emental, o queijo provolone. Entre os tipos mais conhecidos estão o queijo parmesão, o queijo mussarela e o queijo colonial. Além deles, o queijo emental, o queijo provolone e o queijo gorgonzola também merecem destaque, já que têm conquistado corações. Para quem não consome ingredientes de origem animal, o tofu e o queijo vegano são boas alternativas e podem ser utilizados em vários pratos. Até mesmo para quem possui restrições alimentares têm opções especiais, como o queijo sem lactose. Planejar as refeições é ainda mais simples com tanta variedade!
Dando aquele toque defumado a qualquer prato, os Embutidos são uma excelente opção de ingrediente na hora de preparar um lanche da tarde repleto de sabor. Fonte de proteínas, eles podem ser produzidos com carne suína, bovina e até de aves, dependendo do tipo. Algumas versões bastante conhecidas são a mortadela, com sua textura macia e sabor intenso de especiarias, o salame, de origem italiana e que muitas vezes traz notas picantes ao paladar, o presunto, leve e delicado para sanduíches e petiscos, e o peito de peru, feito a partir da carne de aves. Você pode escolher qual embutido mais combina com receita do dia e aproveitar a variedade para experimentar inúmeras possibilidades de preparo!
Elaborados a partir de queijos, leite ou creme de leite, os Cremes e Natas geralmente são fontes de cálcio. Combinando com diferentes pratos, no lanche da tarde eles vão bem com aquele biscoitinho salgado e até com um sanduíche clássico, levando sabor e cremosidade. O creme de queijo, uma das apresentações mais populares, é rico em sabor e pode ser elaborado com diferentes tipos de queijo, como o minas frescal. A nata também merece destaque, com sua leveza que possibilita o uso em inúmeros preparos. Sejam as versões clássicas, temperadas, light ou sem lactose, o fato é que não faltam opções que acompanhem os estilos de alimentação e preferências individuais!
Com o sabor marcante de temperos, condimentos e especiarias, os Patês são uma boa alternativa para incrementar um sanduíche ou combinar com aquele clássico biscoito salgado. Com textura cremosa, tradicionalmente são elaborados com carnes e vegetais processados. Eles podem ser industrializados ou caseiros, elaborados de acordo com o paladar de cada um. Entre as versões mais populares estão o patê de ervas finas, com o aroma intenso do orégano e da pimenta do reino, e o patê de presunto, com o sabor ligeiramente defumado. O patê de tofu também é uma ótima opção, livre de ingredientes de origem animal e ideal para veganos. Afinal, a variedade possibilita que todos aproveitem essa opção de complemento prático!
Elaboradas com frutas, vegetais ou raízes, as Geleias possuem uma infinidade de sabores, com notas adocicadas, agridoces, picantes e até cítricas. Para consumir com pratos doces ou salgados, seu preparo consiste no cozimento dos ingredientes até que concentre o sabor. Para combinar com torradinhas, pão ou mesmo biscoitos, a geleia de uva e a geleia de frutas vermelhas podem ser uma boa pedida. A geleia de pimenta e a geleia de cebola caramelizada também são opções deliciosas, equilibrando o agridoce que vai bem em diferentes pratos. E, assim como outros alimentos, também existem alternativas para alimentações com restrição, como geleia light e geleia diet, assim ninguém fica de fora na hora de saborear!
O Pão de Queijo é um dos muitos pratos que representam a culinária do Brasil, com seu sabor marcante e textura única. Tradicionalmente no formato redondo, pode ser encontrado em diferentes apresentações e receitas, inclusive com variações nos tipos de queijos utilizados para sua elaboração. Para desfrutar dessa delícia clássica, que combina com diversos momentos, não é necessário muito esforço: o pão de queijo congelado surge para facilitar aquele café da manhã ou lanche. Além das receitas tradicionais, também pode ser encontradas outras alternativas para alimentações diferenciadas, como o pão de queijo de batata doce e o pão de queijo sem lactose. Com tanta variedade, até pratos simples ganham um charme a mais!
Seja para preparar uma omelete caprichada ou ovos mexidos simples e saborosos, os Ovos são indispensáveis. Versáteis, eles vão bem em diferentes refeições e completam o cardápio com muitos nutrientes. Rico em cálcio e fósforo, o alimento é conhecido como uma excelente fonte de proteínas, sendo utilizado muitas vezes como uma alternativa ao consumo de carnes. Sua versatilidade também influência nas formas de preparo, que são muitas: ovo cozido, ovo frito e ovo poché são algumas das maneiras mais conhecidas. Além disso, os tipos também contam com variações: ovos caipiras, com a gema mais amarela, ovos vermelhos, cuja casca possui tom de telha, e é claro os populares ovos brancos. Não faltam formas de inovar com esse ingrediente prático!
Para preparar aquela saborosa pastinha ou incluir em um sanduíche especial, o Atum agrega sabor e diversos nutrientes. Rico em proteínas, é fonte de Ômega 3, popularmente conhecido como uma gordura saudável. Com diferentes versões, tanto naturais quanto industrializadas, pode ser consumido puro ou combinado com inúmeros ingredientes. Entre as apresentações mais conhecidas estão o atum em lata, o atum ralado e o atum sólido. Além disso, pode ser conservado natural, em óleo ou com molho, e para escolher basta analisar qual opção melhor combina com a receita do dia!
Os Biscoitos Salgados são uma alternativa que ajuda a saciar a fome ao longo do dia, seja num lanche rápido ou junto a um café mais caprichado. Assim como outros alimentos, eles contam com uma variedade de tipos e podem ser consumidos puros ou com acompanhamentos diversos (como cremes, patês, queijos e embutidos). Algumas das opções mais tradicionais são a torrada, crocante e ideal para realizar combinações, o grissini, que possui origem italiana, e o cream cracker, clássico e delicado. Independente do tipo, a dica é buscar qual biscoito salgado melhor combina com a sua rotina e atende às necessidades da sua alimentação!
Para dar aquele toque de doçura ao seu lanche, os Biscoitos Doces surgem em inúmeras opções. Recheados ou não, crocantes ou amanteigados, eles combinam com aquele café ou chá quentinho e até com um suco refrescante. Sua variedade traz muitas possibilidades no quesito sabor, com tipos como o cookie, bastante conhecido em outros países, e o biscoito de polvilho, típico da culinária brasileira. Se o assunto são alternativas mais saudáveis e para estilos de alimentação com restrições, o biscoito de arroz, obiscoito integral e o biscoito sem glúten podem ser uma boa pedida. Com diferentes sabores, texturas e ingredientes, vale investir na praticidade dos biscoitos doces para aquele lanchinho saboroso!
Clássicos para acompanhar um chá ou mesmo um bom café, os Biscoitos Amanteigados contam com sabor delicado e textura que derrete na boca. Nacionais ou importados, muitos são conhecidos por suas embalagens temáticas e únicas (em latas que encantam com seus belos desenhos). Assim como outros biscoitos, possuem uma variedade de tipos: versões com chocolate, repletas de doçura, outras com frutas, como laranja e coco, e até com especiarias, como a marcante canela por exemplo. Vale aproveitar a deliciosa massa amanteigada desses pequenos biscoitos durante aquele lanche da tarde, para ganhar ainda mais energia antes de concluir o dia!
Para saborear sozinho ou compartilhar com pessoas queridas durante um lanche, os Bolos tornam os momentos ainda mais deliciosos. Com uma infinidade de sabores, podem ser preparados a partir de receitas tradicionais ou até em adaptações para cada estilo de alimentação, como é o caso do bolo sem glúten e do bolo integral. No quesito sabor, alguns dos mais queridos são o bolo de chocolate, o bolo de laranja e o bolo de milho, mas outras versões também conquistam paladares, como o bolo de banana e o bolo de cenoura. Seja para preparar do zero ou já comprar pronto, os bolos são uma opção clássica e que vai bem em diferentes ocasiões!
Ricos em fibras, os Cereais e as Aveias auxiliam quando o assunto é saciedade e alimentação balanceada. Ambos alimentos contam com diferentes apresentações, o que possibilita seu uso no preparo de receitas, além do consumo puro ou com iogurtes, frutas e outros. Se a ideia é explorar texturas, a aveia em flocos e os flocos de milho são uma boa pedida. Agora, se a meta é substituir outros ingredientes, como a farinha de trigo tradicional, por exemplo, e encontrar formas mais práticas de incluí-los na alimentação diária, a farinha de aveia talvez seja a melhor alternativa, junto ao cereal integral. O fato é que, independente da versão, vale aproveitar os nutrientes e benefícios que o consumo desses itens pode proporcionar!
Para combinar com iogurte, leite ou frutas, a Granola é um cereal repleto de sabor e de nutrientes. Com diferentes apresentações, na maioria das vezes utiliza como base flocos de aveia e flocos de milho, que são fontes de vitaminas e minerais essenciais. Como possui uma ampla variedade, cada tipo leva uma combinação de ingredientes específica: pode conter nuts (como castanhas, nozes, avelã e amendoim), sementes, mel, cacau e frutas desidratadas, por exemplo. Além disso, conta com versões especiais para quem possui restrições alimentares, como granola light e granola sem glúten. Essa é mais uma opção para complementar sua alimentação diária!
Os Snacks são opções de lanche rápido e prático, ideais para quem quer comer algo saboroso sem perder muito tempo. Geralmente em pequenas porções, podem ser preparados ou comprados prontos, para simplificar ainda mais a rotina. O salgadinho é um ótimo exemplo, assim como o biscoito de polvilho: ambos repletos de crocância e com diferentes versões para aproveitar, como a clássica batata chips. Quem possui restrições alimentares ou procura opções mais saudáveis também encontra apresentações de snacks sem glúten, sem lactose, integrais e orgânicos, como o biscoito de arroz e o biscoito sem glúten. Assim, é possível facilitar o dia a dia sem abrir mão das preferências e necessidades!
As Barras de Cereais e Proteínas, assim como os snacks, são uma alternativa simples de lanche para aproveitar durante o dia. A barra de proteína ajuda a manter uma alimentação balanceada, colaborando com a reposição de nutrientes essenciais. Em grande parte das vezes é elaborada com whey protein, enriquecida com fibras, vitaminas e minerais, o que aumenta seu valor nutritivo. Já a barra de cereal utiliza carboidratos como base (aveia, flocos de milho e outros), o que impacta na sensação de saciedade e na energia. Ambas possuem uma variedade de sabores e complementos utilizados em suas receitas, como nozes, castanhas, amendoim e até mesmo chocolate. Por isso, vale avaliar qual combina com sua rotina e necessidades e escolher a melhor opção para o seu lanche!
Levar sabores, texturas e nutrientes para o dia a dia fica ainda mais simples com as Nuts (ou oleaginosas). Um mix de nuts pode ser composto por inúmeros tipos e combina com diferentes momentos do dia, do café da manhã até o lanche da tarde. Algumas das mais conhecidas são a castanha-do-Pará, a amêndoa e a macadâmia. Para petiscar, combinar com um iogurte ou acrescentar na granola: são inúmeras possibilidades para o consumo dessas e outras nuts!
Agregando sabores, cores e nutrientes, as Frutas contam com uma variedade de tipos que agrada diferentes paladares. Com muitas formas de cultivo, podem ser orgânicas, hidropônicas e até trazidas direto do campo. Elas possuem características únicas, o que possibilita que sejam consumidas puras, com acompanhamentos (como iogurte, granola e outros) e até utilizadas no preparo de batidas, smoothies e outras receitas. Vale caprichar no cardápio do lanche, investindo em opções que tornam a alimentação balanceada!
Os Iogurtes são uma opção de lanche prático, já que podem ser consumidos puros ou combinados com acompanhamentos que agreguem sabor a sua refeição. Com sabores diversos, são produzidos com leite e fermentados até que cheguem à sua textura cremosa característica. Para quem gosta de versões suaves e sem muitos ingredientes, o iogurte natural possui diferentes apresentações. Os que prezam pelo sabor da fruta podem se deliciar com tipos como iogurte de morango, iogurte de ameixa e iogurte de coco. Quem possui alimentação restrita também encontra alternativas, como iogurte light e iogurte sem lactose. É só encontrar a melhor versão para incrementar o cardápio do dia e aproveitar os benefícios de consumir um bom iogurte!
Consumir Chás durante a tarde é uma tradição centária na Grã-Bretanha (no conhecido Chá das Cinco), mas vai bem em diferentes lugares do mundo. Seja para apreciar com uma fatia de bolo ou apenas degustar o sabor da bebida, é uma boa opção para incluir naquele lanche da tarde diário. Preparado a partir de uma infusão de flores, folhas ou raízes de plantas, pode ser consumido quente ou frio. Cada versão traz as características singulares dos ingredientes utilizados em sua elaboração, com notas de sabor e aroma únicas. O chá de boldo, por exemplo, é intenso e ligeiramente amargo, rico em propriedades digestivas e antioxidantes. O chá de gengibre conta com o toque picante da raiz, enquanto o chá de pêssego é adocicado e suave. São inúmeros tipos e possibilidades de combinação, basta escolher qual mais agrada o seu paladar!
Refrescantes, os Sucos e Refrescos combinam com diferentes momentos do dia, inclusive com aquele lanchinho no meio da tarde, além de ajudar a saciar a sede. Eles podem ser naturais, elaborados com frutas, vegetais e raízes, ou industrializados, com uma variedade de sabores para escolher qual melhor combina com o cardápio do dia. Sua pluralidade também faz com que os benefícios variem, já que cada fruta e ingrediente traz nutrientes próprios. As possibilidades são várias e o que vale é escolher as melhores de acordo com o seu paladar!